segunda-feira, 11 de julho de 2011

Sony irá parar de fabricar Walkman para Minidisc

Você conhece o MiniDisc? Introduzido em 1992, foi criado pela Sony, e tinha como objetivo repassar o áudio de analógico, como é armazenado em um fita-cassete, para um sistema digital de alta qualidade.

Os Mini-Discs, mais conhecidos como MD’s, vinham em várias cores (legal), e armazenam apenas de 60 a 72 minutos de áudio a 320kbps. Na época era super legal, pois os discos não arranhavam! (veja a imagem abaixo). A “tampa” do MD só abria dentro do aparelho, por tanto você podia rebolar o disco na sua bolsa sem medo.

Eu até tive alguns, aliás, ainda tenho algumas dezenas de MD’s em casa. Inclusive, ainda tenho um Walkman e um gravador, ambos funcionando.

Na época, era o que tinha de melhor para quem queria converter áudio analógico para digital ou realizar gravações rápidas sem perda de tempo. Afinal, o MiniDisc era regravável, e parecia um DVD-RAM, você podia excluir determinas faixas de música no meio do disco sem problemas. Mas o tempo passou e a tecnologia evoluiu.

Hoje temos aparelhos como o iPod que pode tocar horas e horas de música ininterruptas, enquanto os Walkman duravam apenas algumas horas com duas pilhas AA. Então qual o sentido de comprar um Walkman?

Muito provavelmente em função disso que a Sony anunciou que irá parar de fabricar MiniDisc players até setembro deste ano. Porém a Sony irá continuar fabricando MiniDiscs, além de MiniDisc players para carros e Walkmans para CD (somente os Walkman para MiniDics que irão parar de ser fabricados).

Sabia que foi só no ano passado que a Sony parou de fabricar toca-fitas portáteis?

0 comentários: