terça-feira, 19 de julho de 2011

Controle do Wii não funciona? Acenda duas velas

Hoje um amigo me ligou falando sobre um problema que estava ocorrendo com  seu Nintendo Wii. Ele alegava que o controle não respondia direito, afetando a navegação no menu. Disse que já havia verificado se era mal contato na barra, bateria fraca, ou se era problema no controle, e acabou concluindo que o problema era na barra. Me perguntou então se eu sabia de algo que poderia ser feito a respeito.
Lembrei logo de um evento similar na minha família, onde o cursor na tela da TV do Nintendo Wii de meus primos não estava respondendo direito. Eu sabia que o problema era na barra porque nenhum dos 4 controles funcionava.
Então comecei a pensar como o controle fazia para calcular o posicionamento do cursor. Sabia, obviamente, que o controle possuía em seu interior um giroscópio, porém este só servia para realizar o movimento vertical, não o horizontal, por tanto deveria haver outra forma de calcular o posicionamento horizontal.
Sendo o menu uma interface plana, 2D, é completamente aceitável haver somente 2 pontos de referência para o controle, no caso, as extremidades da barra. O videogame processa o ângulo de elevação do controle utilizando o giroscópio, enquanto o ângulo lateral é calculado usando o tempo de resposta do sensor IR (Infravermelho) das extremidades da barra para o sensor IR do controle.
Obviamente, não é possível constatar nenhum problema na barra do Nintendo Wii porque ela não tem nenhum tipo de indicador, e como todos nós sabemos os olhos humanos não enxergam a luz infravermelha (emitida por controle remotos, inclusive o controle do Wii). Mas câmeras digitais são capazes de capturar as luzes infravermelhas (desde que a câmera não utilize um filtro IR), por tanto, para verificar o problema, simplesmente puxei meu celular e ativei a câmera na frente da barra. Notei que uma extremidade estava apagada – por tanto defeituosa. Mas como quebrar um galho até comprarem outra barra?
Esta imagem não é de minha autoria!
Eu precisava de uma fonte de luz infravermelha não muito grande, constante, e que não fosse muito trabalhosa (queria na hora), então peguei duas velas, separei pelo mesmo espaço da barra e voialá! O console voltou a funcionar!
Fica a dica para quem estiver passando por problemas similares!

0 comentários: